Queijo "Familha" Tipo toma Piemontesa
Toma Piemontesa DOP é um queijo feito de leite de vaca. É cilíndrico, plana ou quase plana com uma ligeiramente convexo. É uma pasta mole ou semi-rígido, amarelo pálido, no primeiro caso, com furos hora ea propagação, amarelo palha, no segundo caso com pequenos orifícios. A idade mínima varia de duas semanas a dois meses, dependendo do tamanho das formas. Toma tem uma textura macia e sabor doce agradável, Toma semi-rigido intenso e aromático.
Embora apenas em documentos do ano 1000 registar-se citações que identificam precisamente o Toma Piemontesa, as origens deste produto são tradicionalmente remontam à época romana. Mas desde 1300 que exista uma prova escrita da presença deste tipo de queijo em grande parte do Piemonte. Toma nasceu em tipicamente áreas de montanha e vale, e depois se espalhou até mesmo em áreas de várzea através do trabalho dos pastores.
Pantaleone de Confienza (XV sec.) Deixou uma série de notícias sobre o Tome of Lanzo, Susa, Locana, Ceresole e Mont Cenis, chamando-os completamente sob o nome "caseus mordicativus", identificando-as com um sabor intenso, por vezes picante, fruta temperos prolongada.
O termo Toma, usado em Piedmont, Valle d'Aosta, Sicília e França, tem uma etimologia ainda incerto. C'e` que torna volta ao palco durante a queda de caseína coagulação, em dialeto conhecido como o "tome`". De acordo com outros "crenças", no entanto, o termo Toma vem do "toumo" provençal, Ie, azulejo, ou de "tome`" grego que significa corte. No entanto, o nome refere-se ao nome tradicional do queijo produzido na sua área de produção, principalmente zonas de montanha e contrafortes.
Toma Piemontesa DOP mantém bem na prateleira inferior do frigorífico, a uma temperatura ideal de 4 °, tendo o cuidado de deixá-lo envolvido em sua compra de embrulho e fechá-lo em recipientes. Excelente como um queijo de mesa, o Toma Piemontesa também é um ingrediente valioso para fazer a massa.
Nessun commento:
Posta un commento